segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

8 dias após a viagem... – Del Corso

Major Tom, Ziggy Stardust, Aladdin Sane, Thin White Duke, Camaleão, Alienígena, Louco, Alucinado, Estrela negra, Verdadeiro Artista. Um olho azul, um olho verde. Cantor, compositor, músico, ator, artista plástico, dramaturgo. Jovem.

David Bowie seguiu imperfeitamente a máxima que diz que todo artista tem que ser fiel a sua arte. Não, definitivamente não. Os caminhos que um átomo faz em uma onda em um campo magnético nunca é igual ao outro. Atesta a Física Quântica. Mesmo sendo na mesma onda. Natureza pura. E assim o astronauta imparável seguiu a natureza. Sendo assim declarou ao mundo que a natureza do ser humano tem um padrão: não ter padrão. Ele assassinou a rotina dando boas-vindas à criatividade plena humana. Buscou intensamente de forma instável, como a sua própria vida pessoal, o novo na arte e sempre integrava os seus percursos artísticos já conhecidos com suas descobertas de maneira original.

Não seguia regras. Que bom para todos nós.

Nunca sentiu-se velho. Aliás velho não existe. Segue-se a eternidade e dança-se de acordo com a modernidade. E reinventa-se de acordo com o tempo. O exilado estava em permanente vanguarda captando com sua jovialidade artística, que não tem nada a ver com idade cronológica, o que iria acontecer no futuro da cultura pop. 

Inquieto e inadequado, mudou de territórios tantas vezes quanto foram precisas: Londres, New York, Berlim, Los Angeles.

Nunca levou a si próprio a sério. Prática sábia e inteligente de todo artista total. 

E assim rompeu barreiras, preconceitos, normas estabelecidas. E não aceitou ser Sir. Afinal isto seria completamente inviável ao David “Lazarus” Bowie que cantava a plenos pulmões “Oh I’ll be free”. Oh, eu serei livre: assim o rockeiro marciano conseguiu ser plenamente livre no seu próprio caos. Natureza pura.

E quando a passagem por este planeta Terra chegou ao fim para este anti-Lord de nacionalidade intergaláctica, ele sorriu para a morte e deu um grande abraço na sua nova amiga e fez com que a viagem fosse agradável, pois apenas pensou: "Será uma nova viagem!"

18 janeiro 2016

Fonte da foto: Última foto pública de David Bowie (Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário